Exercícios para idosos em casa

exercicios em idosos

Exercícios para idosos em casa

A prática de exercícios físicos deve estar presente na rotina de todas as pessoas, sendo uma excelente forma de cuidar da saúde e prevenir muitas doenças.

Tratando-se dos idosos, o hábito de se exercitar também pode trazer benefícios, ainda mais em tempos de isolamento social, devido ao COVID-19.

A importância da prática de exercícios físicos para o idoso

Entre os benefícios dos exercícios para idosos estão:

  • a melhora do equilíbrio, da coordenação e da mobilidade;
  • a redução do risco de queda;
  • a manutenção da independência para as atividades do dia a dia.

Porém, antes do idoso iniciar a sua rotina de exercícios, o seu médico deve ser consultado para uma avaliação completa. Assim, a frequência de exercícios poderá ser estabelecida da forma adequada e com segurança.

 

Tipos de exercícios para idosos em casa

 

  • Alongamento

Fique numa posição confortável sentado ou em pé, com a coluna alinhada. Incline o corpo para o lado com o braço oposto erguido para alongar a lateral do tronco e permaneça na posição por 30 segundos. Depois faça o mesmo para o outro lado. Tenha a atenção para tentar movimentar o tronco e deixar o quadril fixo.

 

Joelhos no peito

Deite no solo com um pequeno colchonete ou tapete confortável e dobre as pernas até próximo ao peito, segurando o joelho com as mãos. Permaneça assim por 30 segundos.

Depois, você pode fazer o mesmo com cada uma das pernas individualmente, deixando a outra perna esticada no chão.

 

  • Agachamento

Em pé, mantenha os pés abertos na largura dos ombros e estenda os braços para a frente, dobrando lentamente os joelhos. 

Jogue o quadril para baixo e empurre o bumbum para trás, preservando as costas sempre retas. Volte para posição inicial e repita o movimento 10 vezes.

O ideal é que os idosos executem esses exercícios, pelo menos, 3 vezes na semana ou conforme a orientação médica. 

Veja os artigos em nosso blog para receber mais dicas de cuidados com a saúde de idosos ou outros equipamentos hospitalares para a recuperação pós-cirúrgica no site da Alugamed!

Thiago Urgel
X