Bota Ortopédica: saiba escolher ao imobilizar o tornozelo

Ninguém está imune a sofrer quedas ou acidentes. Mesmo a pessoa mais cuidadosa corre o risco de torcer o tornozelo, tropeçar na rua e lesionar os pés, e com isso ser impedida de realizar tarefas cotidianas, como trabalhar e estudar, por exemplo. Neste cenário, a bota ortopédica surge como uma ótima opção, uma vez que fornece proteção, suporte para imobilizar 07o tornozelo após a lesão. Ela é comumente utilizada para tratar fraturas, entorses, lesões e até cirurgias no tendão.

bota ortopédica leva vantagem sobre o gesso em alguns aspectos. Ela pode ser removida para a limpeza do pé e da perna e também para fazer tratamento com gelo e pomadas, por exemplo. É importante salientar que, ao menos no início do tratamento, o membro machucado não deve ser sobrecarregado.

Como colocar a bota ortopédica com segurança

O primeiro passo é colocar a meia. No caso de precisar usar atadura, esse é o momento adequado. Em seguida, deslize o pé para o interior da bota e o repouse no suporte, de modo que fique confortável. Os dedos não podem ficar para fora e nem o pé pode deslizar dentro da bota, daí a importância de utilizar um tamanho adequado.

Na sequência, é preciso prender o enchimento de espuma, envolvendo pé, tornozelo e perna, nessa ordem. Para fixá-lo, basta usar as alças com o velcro sobre o enchimento. Então, aperte as alças, do pé à perna, certificando-se de que elas estão firmes o suficiente para não derrapar, mas não apertadas a ponto de gerar desconforto.

No momento de caminhar, comece colocando à frente o pé machucado, mesmo que esteja andando com dispositivos de assistência, como o caso de muletas ou bengalas.

Dicas importantes no uso da bota ortopédica

– Evite apertar demais as alças para não causar problemas de circulação;

– Evite aluguel de botas ortopédicas. Elas devem ser pessoais;
– Use sempre meias limpas para ter maior conforto;
– Tenha certeza de que a bota é do tamanho correto do seu pé, caso contrário você pode ficar mais exposto a risco de acidentes;
– Não ultrapasse os níveis de suporte de peso prescrito, a menos que seja uma indicação médica.

Fonte: E-how USA

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe!