Benefícios do Uso da Bengala

bengala é um acessório presente no dia a dia de muitos indivíduos: ela auxilia na recuperação de diversos pacientes e ainda proporciona mais qualidade de vida para pessoas que possuem alguma dificuldade para se locomoverem.

Abaixo, veja alguns dos benefícios desses acessórios e veja as diferenças entre os modelos!

Evita risco de quedas

Algumas patologias, como a artrose e a osteoporose, por exemplo, são alguns fatores que intensificam o risco de quedas, acidentes muito recorrentes e muito graves para os idosos. A bengala é indispensável para prevenir essas complicações, já que oferece um apoio extra que acompanha o usuário em cada passo. Além disso, o acessório também reduz cerca de 25% do peso apoiado nos membros inferiores, evitando desgastes e minimizando o risco de acidentes.

Melhora as caminhadas

Além de oferecer um apoio extra, as bengalas também garantem ao idoso mais confiança no momento de andar, o que torna as caminhadas ainda mais prazerosas. O acessório também evita dores e desconfortos causados por diversas situações, como nos casos pós-cirurgia.

Previne as complicações da artrose

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o uso da bengala por pacientes que possuem artrose no joelho reduz a dor e, consequentemente, o consumo de remédios anti-inflamatórios, além de melhorar a mobilidade.

Apesar desses diversos benefícios, é importante consultar um médico especialista para que ele indique o melhor modelo de bengala, ideal para as especificidades de cada indivíduo.

Tipos de bengalas

As bengalas tradicionais possuem um formato em “T” e normalmente são feitas com alumínio, tornando-as bem leves para aqueles que buscam mais praticidade. Outra importante característica desse modelo é a altura regulável, que a maioria apresenta.

A bengala de mais apoios (três ou quatro) apresenta uma base maior, reduzindo ainda mais o peso apoiado nos quadris e nos membros inferiores. Outra grande vantagem que esse modelo apresenta é o fato de ficar em pé sozinha, sem necessitar de apoios, o que libera o uso das mãos quando a bengala não está sendo usada.

Quer ver mais alguns modelos de bengalas e descobrir suas vantagens? Entre em nosso site e confira nossos produtos!

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe!